quinta-feira, 14 de julho de 2011

CRÍME AMBIENTAL


Incêndio em canavial da COOPCANA (atrás do Bosque Municipal de Paranavaí) provoca estragos na rede de transmissão e fere animais silvestres.
O Blog OSVP esteve no local no momento do crime e flagramos a tragédia provocada pela ganância e pelo descaso desta cooperativa e dos órgãos ambientais municipal e estadual.
A fumaça era visível a quilômetros de distância. Ao chegarmos no local deparamos com labaredas que atingiam a rede de transmissão de energia e telefonia. A fumaça cruzou a estrada e as fagulhas provocaram incêndio nas margens de uma plantação de mandioca de uma propriedade vizinha.
Uma funcionária da COOPCANA disse que o incêndio fora provocado por pessoa desconhecida, mas o que percebemos não foi isso. Existia dois focos bem distintos e funcionários da empresa trabalhando para orientar o rumo das chamas, mas elas saíram do controle. Embora não tenham nos repelido, ficaram bem incomodados com a nossa presença. Também sabemos que é tempo de colheita e é assim que se prepara a lavoura de cana para o corte.
Mas o que mais chocou-nos, foi quando deparamos com um Quatí totalmente queimado e ainda vivo, desorientado, ele andava no meio da estrada sem saber para onde ir.O animal que só anda em bando estava sozinho. Não sabemos dizer o que aconteceu com os outros.
Ferimentos profundos nas patas
Levamos o Quati para uma clínica veterinária e comunicamos o ocorrido ao I.A.P e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Não vamos nos afastar deste caso, queremos que os responsáveis paguem pelo Críme que cometeram.
Nós Do Blog OSVP exigimos o imediato fim das queimadas nas colheitas da cana.

Ferimentos por todo o corpo do bicho. As queimaduras deformaram o animal, que nem parecia um quatí.
O fogo cruzou a estrada para uma plantação de mandioca

A cerca e a rede elétrica também, foram atingidas

cerca fumegando

As chamas fugindo do controle dos funcionários da Coopcana

Atingindo uma propriedade vizinha de plantio de mandioca