quarta-feira, 25 de maio de 2011

MANIFESTO EM APOIO AO PROFESSOR IVAN BERNARDO: “Procura-se um prefeito para Paranavaí: urgente!”


Nesta quarta-feira dia 25 de maio às 13: horas, o professor do Colégio Estadual Silvio Vidal, Ivan Bernardo, comparecerá ao Fórum de Paranavaí para uma audiência preliminar sobre o caso da faixa exposta no estádio Waldomiro Wagner no dia 09 de março de 2011, no jogo do ACP x Coritiba. Também para esclarecer sobre a entrevista que o professor concedeu a um blog, denunciando as mazelas de nosso município e o descaso dos governantes com o povo de Paranavaí.
       O “prefeito” de Paranavaí Rogério Lorenzetti acusa o professor Ivan Bernardo de ter manchado o seu nome em rede nacional e internacional, e está entrando com uma ação por injúria e difamação.
       Nós do movimento popular, estamos saindo em defesa da liberdade de expressão do povo e do professor, que com coragem de poucos, denunciou, através de um protesto legítimo, os problemas de nosso município e o descaso de nossas instituições representativas com Paranavaí.
       A população de Paranavaí em sua maioria manifestou-se dando apoio à atitude de várias formas: pela internet, pelas rádios da cidade, pelos jornais e em conversas pelas calçadas de Paranavaí. Não omitiram seu apoio ao professor, que manifestou publicamente a insatisfação da maioria da população de Paranavaí com as gestões dos últimos governos, inclusive o de Lorenzetti.
         O “prefeito” acusa o professor de “denegrir” a imagem de Paranavaí. Como se a atual situação da Saúde, do salário dos servidores, as ruas esburacadas e os lixões a céu aberto enfeitassem nossa Paranavaí!  Mas acusar alguém de cometer crimes só porque fez um protesto pacífico dando sua opinião sobre uma gestão pública, isso sim é ferir a democracia e a liberdade de expressão.
A nossa constituição prevê a liberdade de expressão. A faixa que diz “procura-se um prefeito para Paranavaí: urgente!” diz claramente que não nos sentimos representados. Isso é exercer a democracia e a cidadania.
       Não somos cidadãos democráticos só em época de eleição, mas também quando opinamos sobre nossos governantes e quando lutamos para transformar nossa realidade.
       O que o “prefeito” Lorenzetti está tentando fazer é intimidar qualquer manifestação contra a sua gestão. Nós somos contra o autoritarismo. Nosso povo lutou contra a ditadura no Brasil por décadas. Lutamos hoje contra a ditadura disfarçada de democracia e lutaremos eternamente contra qualquer tipo de autoritarismo e atitudes que ferem nossa constituição, a liberdade de todos se manifestarem.
Por isso chamamos o povo de Paranavaí a comparecer em frente ao fórum e manifestar apoio ao professor Ivan Bernardo no dia 25 de maio, quarta feira às 13 horas.