quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O que é eco-socialismo ?

"Sem planeta, não havera Capitalismo ou Socialismo."
O eco-socialismo é muito mais que uma nova etiqueta ou a reinvenção de uma velha perspectiva: é um novo projecto para a emancipação da humanidade.
A humanidade produz a sua própria vida, através do trabalho como uma actividade social consciente. Esta característica básica da nossa espécie tem duas consequências importantes para uma discussão da ecologia.
A primeira é que a humanidade não evolui apenas biologicamente, como outras espécies, mas também se desenvolve através da história. À medida que se desenvolve, passando por diferentes modos de produção, muda a sua relação com o ambiente e muda o ambiente em si. É por isso que a nossa espécie tem um impacto tão grande no ambiente. A natureza do nosso impacto não está pré-destinada: mais desenvolvimento não implica automaticamente mais destruição ambiental. Por exemplo, em algumas regiões as comunidades agrícolas provavelmente colocam menos pressão no ambiente que as comunidades de caçadores que usavam o fogo como meio de produção. A relação entre o desenvolvimento humano e o ambiente é dialéctica. Nós temos escolhas. Desenvolvimento não implica necessariamente crescimento quantitativo, material. Dentro de certos limites, podemos desenvolver-nos enquanto protegemos o ambiente.